QUEBRA NOZES é uma peça de Balé Clássico que pertence a categoria dos Repertórios. Esta peça foi inspirada em um trecho de um conto chamado “Nussknacker und Mauserkonig” (O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos) de E.T.A. Hoffmann na interpretação francesa de Alexandre Dumas, sendo coreografada por Marius Petipa e Lev Ivanov e com música de Peter Tchaikovsky.
Ela estreou em palcos em 18 de Dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky em São Petersburgo, Rússia e consolidou o nome deste país como o centro mundial da dança clássica, ao invés da França.
Até hoje este balé é remontado por diversas Cias no mundo e mantém seu carisma com o público. Este clássico conta a história de um boneco Quebra-Nozes, que Clara, uma menina de 9 anos, ganha de seu tio. Na noite de Natal, ela acorda para rever seu mais novo brinquedo e adormece ao seu lado. Em seu sonho, o boneco Quebra-Nozes torna-se humano e a leva viajar pelo Reino Encantado, onde ela é homenageada com as danças típicas dos países visitados.
Na nossa versão, partimos deste clássico para uma adaptação para o Teatro com Animação em Malas. No espetáculo teatral, ao invés do boneco e a menina serem homenageados com danças, Clara é transformada em boneco e levada, pelo seu novo amigo-boneco Quebra-Nozes, a conhecer os brinquedos tradicionais de diversos países, levando com eles toda a plateia à uma viagem pelo lúdico mundo dos brinquedos e brincadeiras tradicionais.
Cada mala representa um país, com sua ambientação, brinquedos e pequena trama, que será visitada, durante o sonho de Clara, pela nossa dupla protagonista, que ajudará o personagem local a resolver seu conflito. Ao final, a dupla, e o público presente de cada apresentação, receberão uma singela lembrança do personagem da MALA, inspirada em cada país, antes de partirem para a próxima aventura em outra mala.
Nesta proposta, apresentaremos separadamente cada mala. Todas as versões desta obra iniciam com o aniversário de Clara, a visita de seu tio e o novo presente, o boneco Quebra-Nozes. Neste momento ela e o boneco partem para o mundo dos sonhos
e conhecem diversos brinquedos e brincadeiras de diferentes países.
Serviço:
– 11 de dezembro (Sábado)
13h00
Parque Mário Covas
– 12 de dezembro (Domingo)
13h00
Parque Mário Covas