Filipe Catto é um cantora, instrumentista, compositora, ilustradora e designer brasileiro. É uma representante da cena LGBTQIA+ por ser uma artista trans. Ganhou fama ainda muito jovem, voltada para a MPB, o samba e o tango moderno, mas com o tempo, avançou para outros gêneros, como o jazz, o rock e o bolero, entre outros.
Já dividiu o palco com outros grandes artistas nacionais, como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Vanessa da Matta, Toquinho, Daniela Mercury, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Dzi Croquettes, entre outros. Suas canções são conhecidas por constarem em trilhas sonoras de sucesso, como “Saga” (trilha da novela Cordel Encantado), “Quem É Você” (trilha da novela Sangue Bom), “Adoração” (trilha da novela Saramandaia) e “Flor da Idade” (trilha da novela Jóia Rara).
Apesar de se definir com frequência como intérprete, é o compositor da maioria de seus sucessos, como “Saga”, “Adoração”, “Lua Deserta”, “Dias e Noites”, “Torrente”, “Depois de Amanhã”, “Redoma” e “Roupa do Corpo”.
Na adolescência, participou de algumas bandas com influências de rock. Em 2006 iniciou sua carreira solo e começou a se apresentar em bares e divulgar seu trabalho pela internet. Em 2008 montou com o diretor João Pedro Madureira o show “Ouro e Pétala”, composto de voz, violão e palmas e se apresentou em teatros. Quando se viu pronto, lançou pela internet o EP “Saga” em 2009 para download gratuito, o que marcou o início sua carreira profissional.
Em 2010 mudou-se para São Paulo e seu trabalho começou a ganhar mais visibilidade.
Em 2011 a música “Saga” entrou para a trilha sonora da novela Cordel Encantado. Filipe Catto assinou contrato com a gravadora Universal Music e gravou o seu primeiro álbum: “Fôlego”. Em novembro de 2011 estreou a turnê “Fôlego” no Theatro São Pedro (Porto Alegre).
No dia 8 de setembro de 2015, foi lançado Tomada, seu segundo álbum de estúdio de forma independente. O show de lançamento do disco aconteceu em 14 de novembro de 2015, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Em 2017, estreou a aclamada turnê “Over” na Casa Natura Musical, em São Paulo. No mesmo ano, participa de uma série de shows dividindo o palco com nomes consagrados da música brasileira: Inauguração da Casa Natura Musical, em São Paulo, ao lado de Maria Bethânia, Vanessa da Matta, Johnny Hooker, Xenia França e Mestrinho. Homenagem a Vinicius de Moraes, no Espaço das Américas, ao lado de Toquinho e Daniela Mercury. Homenagem a Cauby Peixoto no Bar Brahma, este sem a participação de outros cantores. Cauby havia citado Filipe Catto como um dos novos cantores que ele mais admirava.
No dia 24 de novembro de 2017, lançou seu terceiro disco de estúdio, CATTO.
Com duas pré-estreias em Portugal e três shows esgotados no Sesc Vila Mariana, Filipe lançou a turnê “O Nascimento de Vênus Tour”, do disco CATTO, no início de 2018, com muitos elogios da crítica especializada.
Em março, levou a turnê aos Estados Unidos, com três shows no festival SxSW, em Austin, Texas. No site do evento, Filipe foi descrito como “uma das grandes vozes do Brasil no Séc. XXI, como uma diva e algo entre Freddie Mercury e Maria Bethânia, entre o bolero e o rock glam moderno”.
Em 2020 realizou LoveCattoLive – Greatest Hits, uma série de lives realizada nas redes sociais da artista que cativou o público durante a pandemia.
Repertório:
Dê um rolê
Vem pra barra pesada
O amor e o poder
Adoração
Saga
Torrente
Lua deserta
Redoma
Eu não quero mais
Obaluaie
Canção de engate
Depois de amanhã
Canção e silêncio
Então eh natal
All I want from Christmas is you
Jingle Bell Rock
Serviço:
14 de dezembro (3ª Feira)
20h00
Centro Cultural da Diversidade